A variedade de ajustes na suspensão das motos modernas de cross e
enduro deixam muitos pilotos confusos. Geralmente não se sabe por onde
começar. Neste artigo, José Adilson da Enduro World nos demonstra um
procedimento pragmático, dividindo a questão em quatro tópicos:as molas,
regulagem da altura da suspensão, os dois ajustes de amortização, a
compressão e a descompressão.
A primeira regra é estabelecer uma base para os ajustes. Sempre
comece com os parâmetros dados pelo fabricante da sua moto. Se você não
sabe quais são esses parâmetros, procure no manual ou mande um e_mail
para a Enduro World. Outro ponto importante é anotar todos os ajustes
que você vai fazer. Isto e crucial! Se você não prestar atenção no que
estiver fazendo anotando as mudanças que estiver efetuando; você não irá
a lugar nenhum! Muito bem! Estamos prontos para começar fazer nosso
primeiro ajuste no ”SAG”, ou em bom português no nível da compressão da
suspensão com o piloto em cima da moto. O jeito mais fácil de se fazer
isso é tendo a ajuda de duas pessoas. Primeiro, levanta-se a moto com a
roda traseira do chão (ou coloque ela em cima de um suporte) até que a
suspensão esteja totalmente esticada. Agora meça a distância entre o
eixo traseiro e o banco em uma linha perpendicular ao chão. Depois,
vestindo todo seu equipamento de moto (não se esqueça da sua (pesada)
bolsa de ferramentas, o capacete e as botas) sente-se em cima da moto,
bem no meio, equilibrando-se com a ajuda de um de seus colegas enquanto o
outro mede de novo a distância entre os mesmos dois pontos. Repita o
mesmo procedimento para a suspensão dianteira, utilizando uma presilha
como um o-ring para medir o SAG do garfo A regra básica diz que 1/4 até
1/3 de todo percurso de suspensão tem que ser absorvido pelo SAG.
Geralmente 950mm para super-cross 980mm para moto-cross e enduro e 100mm
para Baja. O SAG é muito importante pois ele permite que a suspensão se
expanda quando a moto passa pelos obstáculos que a comprimem. Se sua
moto não tiver SAG suficiente na roda dianteira, quando ela comprimir a
suspensão traseira nas fortes aceleradas, a roda da frente perderá o
contato com o solo, e a moto empinará. Os ajuste do SAG traseiro é feito
através da rosca que regula a pressão da mola.. Comprimindo-se a mola
traseira reduz-se o SAG e permite-se que sua moto tenha uma direção mais
sensível, porém ela perderá estabilidade (head-shakes). Experimente
ajustar o SAG traseiro apertando a rosca em giros de 1/2 volta e sinta
se a frente da moto entra mais fácil nas curvas fechadas. Faça isso até
você sentir que a moto começa a ficar instável. Agora solte a porca da
suspensão traseira em giros de 1/2 volta e sinta como a traseira
mergulha na curva, aumentando a tração quando você sai da curva. Não
esqueça de anotar cada passo do seu experimento. Meça e compare as duas
extremidades e tente achar um meio termo.
A próxima questão a se resolver é a distribuição que determina quanto
peso é colocado em cada roda para se obter um equilíbrio. Isto pode ser
feito com ajustes na altura da suspensão dianteira. A questão é achar
um ponto que permite que sua moto reaja rapidamente na direção mantendo
ao mesmo tempo sua estabilidade. O ajuste pode ser alcançado através de
pequenos deslizamentos na suspensão dianteira ou usando pecas de
reposição para alterar o comprimento das suspensões. A última coisa a se
fazer são os ajustes dos amortecedores, pois os esses ajustes só podem
ser feitos quando os parâmetros estabelecidos anteriores, estiverem bem
regulados. Inicie pelos ajustes padrões de fábrica e faça ajustes de 2
cliques. Nunca regule compressão e descompressão ao mesmo tempo, sempre
faça as mudanças quando a suspensão estiver na temperatura
”operacional”. Compressão: Aumentando a compressão girando sentido
relógio, reduz-se o percurso da suspensão e reduz-se, portanto, a batida
final da suspensão (botteming). Se sua suspensão nunca bate no final,
reduza a compressão (girando no sentido contrário ao relógio) para
deixar a suspensão mais macia. Se a suspensão da sua moto bate às vezes
não tem problema, mas não deixe que ela bata muito. Para Enduro é
recomendável deixar a compressão mais macia para se economizar energia.
Para Cross é recomendável deixa-la um pouco mais rígida para se ganhar
mais elasticidade nos saltos. Descompressão: Se, depois um obstáculo, a
traseira pula mais que a frente ou vice-versa, é necessário mais
descompressão (girando-a no sentido relógio). Se a frente pula depois de
um pouso forte gire os parafusos em cima do garfo com 1 clique de cada
vez. Se a traseira se levanta depois do pouso ou pula em retas de alta
velocidade, feche o parafuso em baixo do amortecedor traseiro, com 1
clique de cada vez. Cuidado! Se você aumentar a descompressão demais, a
roda traseira não volta em tempo suficiente para enfrentar o próximo
obstáculo. Ajustes finais: – Se depois de tudo isso a traseira se
compacta demais perdendo aderência com a roda dianteira. Reduza o SAG
traseiro (aumentando a presssão) em 50mm. – Se a sua moto não entra bem
em curvas, abaixe a suspensão dianteira em 25mm. – Se a direção estiver
sensível demais (perde estabilidade) nas altas velocidades tente uma
combinação aumentando o SAG traseiro (reduzindo a pressão) em 50mm e
levantando a frente (se possível).
Fonte: http://blog.penoestribo.com.br
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