É comum os pneus não duraram nada, quebrarem os gomos ou não darem a
correta tração no barro e os pilotos saírem por ai dizendo que o pneu é
ruim e não vale nada. O que acontece é que cada pneu é feito para um
tipo de terreno e se não for corretamente utilizado ele não terá o
desempenho esperado. Pneus mais macios com os gomos mais espaçados são
para serem utilizados em superfícies menos consistentes como lama e
areia. Se for utilizado em pisos duros ele poderá quebrar os gomos e
terá menos tração por que a área em contato com o solo será menor. Este
tipo de pneu quando gira provoca a expulsão da lama mantendo a tração
mesmo em situações bastante adversas. Pneus mais duros possuem os gomos
mais próximos para terem maior área de contato e resistência, Se forem
utilizados em lama, por exemplo, ficará liso por que a lama não irá se
desprender do pneu adequadamente. Algumas marcas de pneu possuem uma
camada de borracha mais dura por fora para resistir melhor ao desgaste e
na parte interna dos gomos uma borracha mais maleável para tornar os
gomos mais difíceis de quebrar. Se você vai comprar um pneu para fazer
suas trilhinhas procure um de uso mais geral (do meio da tabela) que irá
se adaptar aos diversos tipos de terrenos que existem na sua região, e
observe a estação do ano para não comprar um pneu para terra
dura/cascalho na época de chuva. Verifique as medidas do pneu para sua
motocicleta, basicamente são o aro (traseiros 17”, 18”, 19”, e dianteiro
21”) a largura e a altura. Você já deve ter percebido que existem pneus
que o aro fica mais próximo do chão, ou seja é um pneu mais baixo que
dá maior estabilidade a moto e outras que o pneu é mais alto, protege
melhor o aro e evita furos por ter a câmara mascada. A calibragem deve
ser conferida sempre antes de sair com a moto, com os pneus frios. Ela
varia com o seu peso, estilo de pilotagem, terreno, pneu e sua moto.
Para terreno seco e duro deve ser por volta de 14 Lbs, caso tenha muitas
pedras diminua a velocidade ou use uma pressão maior para evitar que
fure sua câmara. Na chuva 11-10 Lbs. Algumas montadoras como a Honda
recomendam a mesma pressão para os pneus dianteiros e traseiros(14 Lbs
no caso da CR) ou pode haver uma pequena diferença entre os dois
dependendo da sensibilidade do piloto. Os spray para reparo instantâneo
de pneus só funcionam em caso de furos pequenos. Se você andou com o
pneu vazio é capaz de não funcionar. Sempre vale a pena ter um a mão.
Leia as instruções no rótulo e se o pneu não voltar a esvaziar no dia
seguinte o furo estará remendado por algum tempo. Eu digo por algum
tempo por que o spray veda o furo entupindo-o e mais cedo ou mais tarde
acabará vazando pelo buraquinho que ainda estará lá. Os pneus
desempenham uma função essencial para o trail, o atrito entre a moto e o
solo, para melhorar esse atrito, saiba mais sobre os pneus:
* Pneus de cravos baixos e próximos- normalmente esse tipo de pneus
são colocados pela fábrica em motos trail, eles são indicados a 60% ao
uso off-road e 40% para o uso street/on-road. São desaconselhados para o
uso em trilhas, pois qualquer piso um pouco molhado, irá cobrir
totalmente os pequenos cravos, e ainda mais tão próximos. Por isso, se
você usa sua moto apenas para trilhas, dispense esse tipo de pneu.
* Pneus de cravos baixos e longes- são os pneus indicados para o uso
em piso seco ou molhado com irregularidades(buracos, valas…), porém, se
torna ruim em trilhas com atoleiros fundos ou pisos muito movediços ou
escorregadios(brejos, argila, lama), esse tipo de pneu é de pouca
comercialização, mas a Pirelli e Michellin fabricam.
* Pneus de cravos altos e próximos- são os pneus mais usados pelos
trilheiros, foram feitos para pisos com pouca deformação, molhado ou
seco, enfrentam lameiros com facilidade mas perdem a eficiência
rapidamente, pois a lama cobre os cravos com facilidade, por serem
próximos, a grande vantagem desse pneu é a perfomance em terra abatida,
onde os cravos próximos não atrapalham na estabilidade da moto com o
piso.
* Pneus de cravos altos e longes- totalmente indicados para trilhas
de grande percurso em atoleiros, brejos, argila, possui uma tração
eficaz em qualquer tipo de terreno molhado e movediço, o grande problema
desse tipo de pneu é a pouca aderência em terra abatida, sendo
desaconselhado para trilhas de média e alta. Em trilhas com grande
problemas de piso(buracos, lameiros, brejos, erosões..como descrito
acima) é o pneu ideal.
Fonte: http://blog.penoestribo.com.br
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